O começo de um novo ano desperta em nós um espírito de renovação, sensação de recomeço, oportunidade de fazer novos planos e metas. Pensando nisso em 2014 foi criado o movimento Janeiro Branco, mês voltado para atenção à saúde mental.
A cor branca representa uma folha em branco em que as pessoas poderão escrever uma nova história, expressar suas emoções e tornarem-se protagonistas de sua própria história.
Hoje mais do que nunca o movimento Janeiro Branco torna-se necessário devido às consequências físicas e emocionais resultantes da pandemia do novo corona vírus.
Vivemos em uma sociedade que busca de todas as formas sufocar as emoções e prega o discurso que entende questões emocionais como sinônimo de fraqueza.
Porém, chegamos ao ponto que os problemas emocionais estão cada vez mais somatizados gerando doenças como depressão, ansiedade e síndromes que comprometem a vida profissional como, a Síndrome de Bournout que gera sentimento de exaustão e incapacidade diante do trabalho.
No final do século XIX, o médico psiquiatra e psicanalista Sigmund Freud antecipou essa questão afirmando que quando nos calamos sufocamos nossas emoções e esses silêncios tornam-se toxinas emocionais que com o tempo tornam-se dores físicas ou psíquicas.
Diante disso, o Janeiro Branco ganha força e estimula a sociedade a procurar formas de cuidar da saúde mental, quebrando preconceitos e ressaltando a importância de cuidados que visem a conquista de uma saúde plena que englobe o físico, o emocional e o espiritual.
Para você manter sua saúde mental em dia listamos 7 dicas.
Anote aí e coloque em prática:
Faça terapia regularmente;
Desenvolva suas crenças positivas
Priorize o sono
Pratique atividades físicas
Busque uma dieta balanceada e hidrate-se
Valorize o tempo de qualidade com pessoas queridas e amigos
Inclua o lazer em sua rotina e passeios ao ar livre
Texto de Jessé Cardoso
Psicanalista Clínico e mestrando em Educação.
Para mais dicas siga: @psi_jessecardoso no instagram.
Kommentare