Quem segue um estilo de vida saudável já deve ter ouvido falar que é necessário evitar os carboidratos e fazer opções mais saudáveis. No entanto, eles são importantes fontes de energia. Primordialmente, é interessante que todos conheçam os principais tipos de carboidrato.
Inegavelmente, quando iniciamos uma dieta, muitas dúvidas aparecem quanto a certas situações do dia a dia ou ocasiões externas, que provocam aquela escapadinha do plano alimentar. Logo, é importante que o indivíduo saiba agir com convicção nesses momentos.
Nos tópicos abaixo, você terá a oportunidade de aprofundar seu conhecimento no assunto para consumir determinados alimentos sem culpa. Continue conosco e boa leitura!
As principais características dos carboidratos
O corpo precisa de energia para manter todos os seus processos metabólicos e, principalmente, na hora de treinar. Assim, uma rotina de exercício físico ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e proporciona mais disposição para trabalhar, estudar, dançar e realizar outras práticas comuns do dia a dia. Além disso, o carboidrato encontrado em certos alimentos é totalmente necessário e deve estar presente nas suas refeições. Sobretudo, são os carboidratos que garantem um nível equilibrado de glicose no sangue e colabora com o seu gerenciamento de peso.
Os principais tipos de carboidrato
Como eles provocam a alta liberação de energia, é necessário que o indivíduo saiba aproveitar esse estímulo e usá-lo de maneira benéfica ao longo do dia, principalmente antes e depois dos treinos. Existem diferentes tipos de carboidrato, conheça-os nos tópicos abaixo.
Monossacarídeos
Considerado um composto simples de carboidrato, eles são absorvidos de maneira rápida no organismo, são solúveis em água e se apresentam nas formas de glicose, frutose e galactose. O primeiro está presente nos xaropes de milho, mel, arroz, batata e também em raízes. O segundo, é proveniente das frutas e o terceiro pode ser encontrado no leite e nos principais derivados dele, como iogurte, coalhada, ricota, requeijão e bebidas lácteas.
Sobretudo, é importante lembrar de que o consumo excessivo dos monossacarídeos, com a exceção da frutose, provoca o desenvolvimento da diabetes e outros problemas de saúde. Portanto, foque no consumo de frutas antes e depois da realização dos seus treinos.
Dissacarídeos
Como o próprio nome pode dar a dica, os dissacarídeos são o resultado da junção de dois monossacarídeos. Entre eles, podemos ter:
sacarose, o açúcar de mesa normalmente da cana-de-açúcar;
maltose, o gosto adocicado encontrado em germinações artificiais;
lactose, proveniente do leite.
Polissacarídeos
Esse é um tipo de carboidrato considerado complexo. Apesar de ser uma ligação entre vários monossacarídeos, o corpo costuma absorvê-lo de maneira mais lenta. A saber, entre as formas está o amido, os cereais e grãos, e a celulose, presente em sementes e leguminosas com a ervilha e a lentilha. Esses carboidratos são considerados de baixo índice glicêmico.
É preciso consumir com moderação os carboidratos de alto índice glicêmico. Eles provam uma elevação muito rápida da glicose (ou açúcar) no sangue e causam picos de insulina, que é um hormônio regulador de açúcar sanguíneo. Depois da ação da insulina, a tendência é que o organismo envie sinais de fome rapidamente, porque o nível de glicose continua baixando. Portanto, muita cautela no consumo dos alimentos abaixo:
Arroz branco;
Macarrão;
Pão branco;
Refrigerante;
Doces;
Biscoitos;
Sorvete;
Bebidas isotônicas;
Chocolates;
Leites e derivados.
Primordialmente, é recomendado procurar a ajuda de um profissional, para que o mesmo oriente uma dieta que possa acelerar seu metabolismo, no intuito de suplementar o carboidrato nas suas refeições essenciais do dia.
Durante a leitura deste artigo, você aprendeu sobre os tipos de carboidrato e porque é preciso ter cuidado na ingestão de alguns. Portanto, invista na sua saúde e siga as recomendações que resultarão no bom funcionamento do seu corpo.
www.emporiomagistral.com.br
Instagram - @emporiomagistral
Comments