top of page
Foto do escritorPlástica e Forma

Exercício ou atividade física - qual é o mais importante para a saúde?

Atualizado: 9 de abr. de 2022


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 60% da população mundial é sedentária. Ainda segundo as estatísticas, um em cada quatro adultos não praticam atividade física na quantidade suficiente. Mas, para entender as reais necessidades para a saúde, o médico especialista em medicina esportiva e emagrecimento, Dr. Walid Nabil Ourabi, da capital paulista, explica que uma pessoa que consegue dar mais de 10 mil passos por dia ou se exercitar por 30 minutos ao dia, já sai da zona do sedentarismo e minimiza as doenças, mas isso não é suficiente para ter uma vida plenamente saudável. “Já os adeptos de atividades de força/musculação, por exemplo, que praticam uma modalidade três vezes por semana, conseguem reduzir o risco de morte por doença cardiovascular entre 40% e 70%”, afirma.

Para o médico, qualquer movimento do corpo já vale a pena para manter-se saudável, mas para aumentar a prevenção de doenças a longo prazo - e se levarmos em consideração que a perda muscular aumenta drasticamente com o decorrer dos anos - a única forma de se proteger é ser adepto de atividades físicas mais rigorosas.

Respirar, levantar da cadeira, varrer o chão, carregar uma mala, tomar banho ou passear no shopping são sim exercícios, porém não contribuem para o aumento da massa magra. “É a atividade física regular e sistematizada que vai manter o corpo em equilíbrio completo e, consequentemente, saudável em todos os aspectos”, finaliza o médico

Sobre Dr Walid Nabil Ourabi

CRM-SP: 160.902 / RQE: 83314


Formado em Medicina pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Medicina Esportiva -- Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Membro da Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) com pós graduação em nutrologia pela ABRAN, pós em Bioquímica e Metabolismo e pós em Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao Envelhecimento -- (UNINGÁ). Especializado em Medicina Ortomolecular e em Metabologia do Esporte com aprimoramento em Terapia Injetáveis e Hipertrofia Muscular.

Co-founder Enjoy Institute e diretor da Health Support Consultoria Médica.

@dr.walidnabil

Comments


bottom of page